quarta-feira, 4 de março de 2020

Os Cinco Elementos

Madeira, fogo, terra, metal e água: são os os cinco elementos parte fundamental na Medicina Tradicional Chinesa. Cada um dos elementos possui uma natureza especial cujas características influenciam a dinâmica de nossas vidas.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, cada ser humano possui uma afinidade com pelo menos um dos elementos, e através disso é possível utilizar como uma ferramenta eficaz na recuperação de desequilíbrios energéticos conhecido por nós no ocidente como doenças.

A Medicina Tradicional Chinesa é composta por grandes associações e metáforas com a natureza que pode indicar, através desses elementos, sensações e situações que permitem um diagnóstico a partir do comportamento e hábitos do indivíduo.

As associações são inúmeras, são cinco movimentos e cada movimento é associado a um elemento, que é associado a determinado órgão, que é associado a determinados sentimentos, que são associados a determinados sabores.


Sendo assim, os órgãos e tecidos são separados por cinco categorias de acordo com os cinco elementos para que possam ser observadas suas relações internas. Essa relação baseia-se em dois aspectos que se apoiam mutuamente para gerar essa harmonia.

O ciclo de geração e controle:


Cada elemento da origem ao seguinte assim como foi gerado da mesma forma e assim teremos:

=> madeira gera fogo, fogo gera terra, terra gera metal, metal gera água e água gera madeira e os aspectos de dominância onde cada elemento controla o outro e é controlado também, formando uma relação de controle entre eles da seguinte forma:

=> madeira controla terra, terra controla água, água controla fogo, fogo controla metal e metal controla madeira.

Essas duas relações: a de dominância e a de geração assegura o equilíbrio entre os elementos e também para que os processos sigam normais, no caso do ser humano o funcionamento fisiológico saudável.



Percebemos que existe uma independência entre eles se houver desequilíbrio em uma fase ou na relação de alguma delas, provoca reações no sistema inteiro.

Nesse infográfico a seguir podemos ter uma visão mais ampla de funcionamento desse ciclo.

Além do Ciclo de Criação os 5 Elementos estão ligados pelo Ciclo de Controle Mútuo. Esses dois ciclos devem coexistir harmonicamente dentro do organismo, caso contrário surgirá a doença. Por exemplo, se a Água é muito abundante, o Fogo está em risco. Se a Madeira cresce sem controle, a Terra perde seus nutrientes e empobrece…

As energias Perversas sempre atuam no Ciclo de Controle, tornando-o destrutivo, progredindo de um órgão para outro e acarretando doenças. O especialista em acupuntura busca o diagnóstico energético e realiza o tratamento utilizando esses conceitos básicos, juntamente com o conceito de Yin e Yang. Ele deve procurar não somente aliviar sintomas, como também identificar e alcançar a raiz da desarmonia e reforçar as funções afetadas a fim de restabelecer o equilíbrio nos ciclos dos 5 Elementos.




Ciclo de Criação 
– A Madeira absorve a Água através das plantas e árvores.
– O Fogo queima e consome a Madeira.
– As cinzas do Fogo descem ao solo e são absorvidas pela Terra.
– Dentro da Terra são produzidos os minérios que formam o Metal.
– O Metal é derretido e retorna ao estado líquido (Água).

Ciclo de Controle Mútuo
– A Água apaga o Fogo.
– O Fogo derrete o Metal.
– O Metal corta a Madeira.
– A Madeira vem da Terra.
– A Terra gera a Água.



Nenhum comentário:

Postar um comentário