domingo, 17 de fevereiro de 2013

Meditação, meditar como uma fonte de sabedoria e cura interior

A meditação tem como objetivo primário, cultivar a auto-consciência e os estados mentais que são conducentes à paz e bem-estar, e eliminar aqueles que não são. 

Praticar meditação regularmente, pode trazer benefícios físicos e mentais significativos. Há relatos de estudos médicos, que indicam que os benefícios da meditação variam entre o desenvolvimento da capacidade de concentração, de raciocínio e também excelentes melhorias na atividade do sistema imunitário e alívio de insonias, libertação do stress, cura da depressão  através de uma nova forma de Ser e Estar” na vida e também pode ajudar a resolver problemas relacionados com tensão alta.

No nosso dia a dia, as formas de pensamento estão presentes de uma forma tão automática e tão inconsciente, que não nos damos  conta sequer de como podem ser extremamente negativas e prejudiciais.  O fato de não termos a percepção dos padrões da nossa atividade mental, não nos apercebemos também  do sofrimento que nos podem causar, a nós e aos outros.

Meditação e a auto-observação

A auto-observação consciente e continua da mente, pode ser uma poderosa ferramenta de auto-ajuda. Durante o processo meditativo e ao longo do todo o dia, revela-nos que grande parte do nosso tempo é despendido a correr atrás de certas coisas e circunstâncias e a rejeitar outras. 

Damo-nos conta que despendemos uma parte considerável do nosso tempo e da nossa energia a reciclar prazeres e sofrimentos do passado, ou ocupados em como podiam ou deviam melhorar as coisas no futuro, comparando constantemente pessoas e coisas, encarando-as segundo categorias distintas dualistas como bem e mal, desejável e indesejável, certo e errado, culpado e inocente, amigo e inimigo, etc.

A meditação é uma ferramente poderosa na compreensão de quem realmente somos

Os nossos conflitos internos facilitam a distorção da verdade dos factos e impelem-nos à criação de cenários e mapas mentais negativos que muitas vezes só existem na nossa mente. A meditação é um ferramenta poderosíssima que ajuda a uma profunda compreensão interior, seja das necessidades mais profundas do ser, seja da percepção sobre que vivencias, pessoas e situações de vida devem ser abandonadas para que padrões negativos deixem de ser uma constante em nossa vida. 

Pessoas que tem uma disciplina de meditação diária amplificam a sua autoestima.

Meditação pode ser impulsionadora de uma nova forma de agir e ser feliz.

A meditação pode ser impulsionadora de uma nova forma de ser, pensar e agir na vida Ao observarmos a nossa vida, percebemos que em vez de investirmos tempo, apenas gastamos tempo e energia de forma inútil e desgastante com atividades fúteis e sem qualquer sentido ou proveito próprio. como buscar segurança material e emocional, desfrutar de prazeres sensoriais, ou o estabelecimento de uma boa reputação. 

Embora essas coisas podem fazer-nos felizes por um curto período de tempo, eles não são capazes de nos dar o contentamento duradouro que almejamos. Cedo ou tarde, nossa felicidade se transforma em insatisfação, e encontramo-nos empenhados na busca de mais prazeres mundanos. Direta ou indiretamente, prazeres mundanos causam-nos sofrimento mental e físico por estimularem apego, inveja e frustração. Além disso, buscando satisfazer nossos próprios desejos, muitas vezes nos trazem em conflito com os outros. 

Felicidade é um estado de espírito, a verdadeira fonte de felicidade reside na mente, e não depende de circunstâncias externas.

A prática da meditação tem como função cultivar os estados mentais que são conducentes à paz e bem-estar, e eliminar os estados de pensamento negativos prejudiciais ao bem estar. Pessoas que sofrem de depressão podem ver os seus pensamentos, comportamentos e vida completamente renovada com a prática diária de meditação. 

Esta é uma forma de curar a depressão pela autoresponsabilização auto-observação e autoconhecimento.

A meditação ajuda-nos a ver com maior clareza todas as nossas limitações, bloqueios, preconceitos e apegos, e isto faz com que procuremos aperfeiçoar a nossa forma de pensar, agir e sentir o mundo que nos rodeia. A observação genuína dos nossos processos mentais e emocionais são o início de uma profunda mudança de padrões de pensamentos e hábitos de vida que se irão refletir nos nossos relacionamentos, vida pessoa e profissional.

Meditação para iniciantes

Ver, ouvir e relaxar…deite-se confortavelmente de barriga para cima, braços ao lado do corpo…respire profundamente…permita-se acalmar a sua mente e corpo…inspire profundamente…e expire totalmente…permita-se acreditar que esta tudo tranquilo…e que neste momento nada a poderá destabilizar…entregue todas as suas preocupações ao universo por um momento…confie na sua força e poder de libertação…e…entregue tudo a um poder superior….respire profundamente…e sinta o seu corpo a ficar liberto de pressões, e a sua mente está agora cada vez mais leve, mais tranquila…neste momento, você confia numa paz interior que a pode envolver e acolher numa paz e amor que entram no seu coração. limpando toda a dor, toda a mágoa, todo o peso…e sente que algo ou alguém a abraça com muito amor…uma presença que sente como se fosse real…um abraço de alguém que a ama e está sempre presente na sua vida em todos os momentos…uma presença tão forte que invade o seu corpo e a sua mente…sente um amor intenso a invadir o seu coração…que cresce…expande…e começa a percorrer todo o seu corpo…e sente-se cada vez mais livre, liberta….confiante…tranquila…e acredita cada vez mais que está segura e que nada pode tirar essa paz interior…assim como o fundo do mar está calmo e tranquilo, mesmo quando uma tempestade assustadora está na superfície…o fundo do mar mantém-se tranquilo…em silencio…assim, com toda esta envolvência constroi uma segurança e calma interior e uma inspiração sábia para conseguir encontrar soluções para toda a sua vida…tudo está bem…tudo é um crescimento…tudo é para o nosso bem….tudo está tranquilo quando confiamos na vida e no nosso poder de conseguir ver o lado bom de cada desafio….respira fundo…e imagina a sua vida como desejaria que ela fosse agora, e mantém esse cenário, acreditando que a partir de agora, com calma e tranquilidade…se criarão todas as condições para que tudo se concretize como deseja…..aos poucos…com confiança…acreditando em si…cada vez mais…a cada dia que passa….

Meditação para fortalecer a autoestima

 

Meditação de libertação e cura

A prática contínua de meditação dá origem a experiências de profunda compreensão interior que transformam a visão que temos de nós mesmos, e de todo o mundo que nos rodeia. Iniciamos um processo de consciência e começamos a perceber como os nossos pensamentos e comportamentos inconscientes de auto-sabotagem podem ser um entrave ao nosso equilíbrio e felicidade. 

A prática assídua de meditação, funciona como se estivéssemos a descascar uma cebola. Os falsos pensamentos vão se tornando conscientes e vão ser removidos, camada após camada, até deixarmos de ver não só um eu dissimulado e fingido, mas também um eu desnudado e genuíno.


Fonte:http://tratamentodadepressao.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário