A palavra sânscrita que designa
Plena Atenção, Smiriti, significa "Lembrar-se". A Plena Atenção
consiste em lembrar-se constantemente de voltar ao momento presente. O
ideograma chinês para a Plena Atenção tem duas partes: a parte superior
significa "Agora" e a parte inferior "Mente" ou
"Coração”.
O Segundo Milagre da Plena Atenção
é fazer com que o outro - o Céu, a Flor ou nosso Filho - também esteja
presente. No poema épico vietnamita Conto de Kieu, a heroína volta ao
apartamento de seu amado, Kim Trong, e o encontra dormindo em sua escrivaninha,
com a cabeça sobre uma pilha de livros. KimTrong ouve os passos de Kieu mas,
semi-adormecido, pergunta: "Você está realmente aqui, ou eu esotu sonhando??"
Kieu responde: "Agora temos a oportunidade de ver-nos com clareza. Mas se não vivermos este momento profundamente, ele não terá passado de um sonho." Você e seu amado estão aqui juntos. Têm a oportunidade de se
olharem profundamente. Mas se não estiverem completamente presentes, tudo não
passará de um sonho.
O Terceiro Milagre da Plena
Atenção é nutrir o objeto de sua atenção. Quando foi a última vez que olhou nos
olhos de sua amada e perguntou: "Quem é você, minha querida?" Não se
satisfaça com uma resposta superficial. Pergunte novamente: "Quem é você, que assumiu o meu sofrimento como seu, minha felicidade como sua, minha vida e morte como suas? Meu amor, por que você não é uma gota de orvalho, uma borboleta ou um pássaro?" Pergunte com todo o seu ser. Se não prestar a
devida atenção à pessoa que ama, estará cometendo uma espécie de assassinato.
Quando estiverem juntos fazendo alguma coisa, e se perderem em seus próprios
pensamentos, cada um presumindo que sabe tudo sobre o outro, na verdade um estará
morrendo lentamente. Mas com Plena Atenção será capaz de fazer renascer uma
flor que ia murchar. "Eu sei que você está aqui, ao meu lado, e isso me faz feliz." Através da atenção, você será capaz de descobrir fatos novos e
maravilhosos da amada, suas alegrias, seus talentos ocultos, suas aspirações
mais profundas. Se você não praticar a atenção apropriada, como pode dizer que
a ama?
O Quarto Milagre da Plena Atenção
é aliviar o sofrimento de outra pessoa. "Eu sei que você sofre e é por isso que estou aqui." Pode dizer isso com palavras ou simplesmente pela
forma como olha para a pessoa. Se não estiver realmente presente, ou se ficar
pensando em outras coisas, o milagre do alívio do sofrimento não se realizará.
Em momentos difíceis, se tiver um amigo realmente presente ao seu lado, saberá
que é um privilegiado. Amar significa nutrir o outro com atenção. Quando se
pratica a Plena Atenção Correta, nós e o outro estamos presentes aqui e agora. "Querida eu sei que você esta aqui. Sua presença é preciosa para mim".
Se você não demonstra isto quando estão juntos, no dia em que ela morrer ou
sofrer um acidente, você chorará e lamentará o fato de antes do acidente não
ter sabido se realmente foi feliz com ela.
Quando alguém está próximo da
morte, se nos sentarmos ao seu lado com uma atitude estável e sólida, já será
uma enorme ajuda para que esta pessoa possa abandonar esta vida com certa
facilidade. Nossa presença será como um mantra, a fala sagrada que tem efeito transformador.
Quando seu corpo, sua fala e sua mente estão em perfeita unicidade, o mantra
fará efeito antes mesmo que se pronuncie uma única palavra. Os primeiros quatro
milagres da Plena Atenção pertencem ao primeiro aspecto da meditação, shamatha
- parar, acalmar-se, descansar e curar-se. Depois que você conseguir se acalmar
e parar de se dispersar, sua mente ficará autofocalizada e você estará pronto
para a contemplação profunda.
O Quinto Milagre da Plena Atenção
é a concentração profunda (vipashyana), que também é o segundo aspecto da
meditação. Relaxado e concentrado, você está realmente preparado para olhar em
profundidade. Você irradia a luz da Plena Atenção sobre o objeto que observa, e
ao mesmo tempo irradia a luz da Plena Atenção para si mesmo. Observa o objeto
de sua atenção e ao mesmo tempo enxerga o conteúdo da própria consciência
armazenadora que está repleta de jóias preciosas.
O Sexto Milagre da Plena Atenção é
a Compreensão. Quando entendemos algo, nós dizemos: "Ah, sim, esotu vendo." Vemos alguma coisa que não víamos antes. Ver e compreender são
processos que surgem dentro de nós. Ao usar a atenção, entramos em contato com
o momento presente, profundamente, e podemos ver e ouvir com clareza. Isso gera
frutos, que são a compreensão, a aceitação, o amor e o desejo de aliviar a dor
e trazer alegria. Quando você entende alguém, não consegue deixar de amar esta
pessoa. A compreensão é o verdadeiro alicerce do amor.
O Sétimo Milagre da Plena Atenção
é a Transformação. Quando praticamos a Plena Atenção Correta, entramos em
contato com os elementos curadores e renovadores da vida, e começamos a
transformar a nossa dor e o sofrimento do mundo. Passamos a desejar vencer um
hábito, como, por exemplo, o hábito de fumar, em prol da saúde de nosso corpo e
nossa mente. Quando começamos a praticar, a força de nossos hábitos é mais
forte do que a Plena Atenção, por isso não esperamos conseguir parar de fumar
de um momento para outro. Mas na verdade só precisamos ter consciência de estar
fumando no momento em que fumamos. Ao prosseguir na prática, olhando
profundamente e observando os efeitos que o fumo tem sobre a mente, o corpo, a
família e a comunidade, adquirimos a determinação de parar. Não é fácil, mas a
prática da Plena Atenção nos ajuda a ver com clareza tanto o desejo como seus
efeitos, e finalmente encontramos uma forma de parar. Nesse processo, a Sangha
é importante.
Um homem que visitou Plum Village
vinha tentando parar de fumar há vários anos, mas não conseguia. Em Plum
Village ele conseguiu parar logo no primeiro dia, porque a energia do grupo é
muito forte. "Ninguém está fumando aqui, por que eu iria fumar?"
Podemos levar anos para transformar a força de um hábito, mas quando
conseguimos, detemos a roda do samsara, o ciclo vicioso do sofrimento e confusão
que vem se prolongando há tantas vidas.
Praticar os Sete Milagres da Plena
Atenção nos ajuda a levar uma vida mais feliz e saudável, transformando o sofrimento e conquistando paz, alegria e liberdade.
(Texto de Thich Nhat Hanh, do livro "A Essência dos Ensinamentos de Buda")
(art by Martin Johnson Heade, Cattleya orchid and Three Brazilian Hummingbirds, 1871)
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