Meditação para principiantes
| |||
Ensinada por Paramahansa Yogananda
1) Oração inicial
Depois de ficar na postura de meditação, ofereça a Deus uma prece do coração, expressando sua devoção por Ele e pedindo que abençoe sua meditação.
2) Tensionar e relaxar para eliminar o estresse
Repita este exercício 3 a 6 vezes.
Depois esqueça a respiração, deixando-a fluir para dentro ou para fora de modo natural e espontâneo, como na respiração normal.
3) Concentrar a atenção no olho espiritual
Com as pálpebras meio fechadas (ou completamente fechadas, se for mais cômodo), dirija o olhar para cima, focalizando-o, junto com a atenção, num ponto no meio das sobrancelhas, como se olhasse para fora através desse ponto. (A pessoa que se concentra profundamente costuma franzir as sobrancelhas.) Não é para cruzar nem forçar os olhos; ao relaxar e se concentrar com serenidade, o olhar se volta naturalmente para cima.
O importante é fixar a atenção totalmente no ponto entre as sobrancelhas. É o centro da Consciência Crística, a sede do olho único mencionado por Cristo: “A candeia do corpo é o olho; de sorte que, se o teu olho for único, todo o teu corpo terá luz” (Mateus 6:22).
Quando atinge o propósito da meditação, o devoto descobre que sua mente se concentra automaticamente no olho espiritual, sentindo – de acordo com sua capacidade espiritual interior – um estado de união divina e extática com o Espírito.
É preciso profunda concentração e tranquilidade para ver o olho espiritual: um halo dourado em volta de um círculo azul. No centro do círculo vibra uma estrela branca de cinco pontas. Quem vê o olho espiritual deve tentar penetrar através dele concentrando-se mais profundamente e orando a Deus com muita devoção. A profundidade da tranquilidade e da concentração necessárias para atingir o objetivo é desenvolvida naturalmente com a prática contínua das técnicas científicas de concentração e meditação da Self-Realization Fellowship [ensinadas nas Lições da Self-Realization Fellowship].
4) Orar profundamente a Deus na linguagem do coração
Mas vendo ou não a luz do olho espiritual, continue com a atenção no centro da Consciência Crística, isto é, no ponto entre as sobrancelhas, orando profundamente a Deus e aos Seus grandes santos. Invoque na linguagem do coração a presença Deles e as Suas bênçãos.
Uma prática recomendável é escolher uma afirmação ou prece das Lições daSelf-Realization Fellowship ou das obras de Paramahansa Yogananda, como Whispers from Eternity (“Sussurros da Eternidade”) e Meditações Metafísicas, espiritualizando-a com seu anseio, com sua devoção pessoal.
Cante e ore a Deus em silêncio, mantendo a atenção no ponto entre as sobrancelhas até perceber a resposta divina em forma de calma, profunda paz e alegria interior.
Cada período de meditação deve durar pelo menos 30 minutos, de manhã e à noite. Quanto mais tempo você permanecer sentado, desfrutando do estado de calma meditativa, mais progredirá espiritualmente. Durante as atividades diárias mantenha a calma sentida na meditação; a serenidade o ajudará a manifestar felicidade e harmonia em todos os aspectos de sua vida. A prática diária destas instruções facilita a execução das técnicas mais avançadas de concentração e meditação apresentadas nas Lições da Self-Realization Fellowship. Estas técnicas científicas o capacitarão a mergulhar mais profundamente no vasto oceano da presença divina. Neste exato momento, nós todos existimos no oceano do Espírito; mas somente com a prática contínua e dedicada da meditação científica é que podemos perceber conscientemente nossa existência como ondas-almas individualizadas no imenso oceano da bem-aventurança de Deus. Mais recursos para aprofundar a meditação.
Trecho dos escritos de Paramahansa Yogananda:
"Como primeiro passo para entrar no reino de Deus, o devoto deve sentar-se imóvel na postura correta de meditação, com a coluna vertebral ereta; deve, então, retesar e relaxar o corpo – pois pelo relaxamento a consciência se liberta dos músculos.
"O iogue começa com a respiração profunda apropriada, inalando enquanto retesa o corpo e exalando enquanto relaxa, diversas vezes. A cada exalação, todo movimento e tensão muscular devem ser eliminados, até que se alcance o estado de quietude corporal. "Então, por meio de técnicas de concentração, a inquietude é removida da mente. Na perfeita tranquilidade física e mental o iogue desfruta a inefável paz da presença da alma. "A vida habita o templo do corpo; a luz, o templo da mente; e a paz, o templo da alma. Quanto mais nos aprofundamos na alma, mais sentimos essa paz; esse é o estado de superconsciência. "Quando pela meditação mais profunda o devoto expande tal percepção de paz e sente sua consciência difundindo-se com essa paz por todo o universo e sente todas as criaturas e toda a criação engolfadas por essa paz, então ele está entrando no estado de Consciência Cósmica. Ele sente essa paz em toda parte – nas flores, em cada ser humano, na atmosfera. Ele contempla a Terra e os mundos flutuando como borbulhas nesse oceano de paz." Fonte: http://www.yogananda-srf.org |
terça-feira, 20 de março de 2018
Meditação para principiantes - Paramahansa Yogananda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário