A massagem chinesa, bem como a
acupuntura e a medicina farmacológica, tem sido eficazmente utilizada para
curar doenças na China há cerca de 3000 anos. A massagem Tui Na é uma forma de
massagem chinesa. Trata-se de uma terapia natural e física que atua em Canais,
pontos energéticos, pontos de alívio da dor e partes afetadas do corpo com
diversas técnicas para suavizar a dor e curar doenças. Ela segue a regra
fundamental da medicina chinesa “para curar uma doença você deve curar sua
raiz”. Para entender como a massagem Tui Na funciona precisamos primeiramente
conhecer alguns conceitos básicos da medicina chinesa.
YIN E YANG
A medicina tradicional chinesa nos
oferece uma resposta singular e exclusiva para as perguntas mais antigas “O que
é a vida?” e “Qual a origem da vida?” Sua ideia simples é que vida é a conexão
entre Yin e Yang. Yin e Yang originam vida tocando-se um ao outro: eles são a
base de toda a existência.
Yin e Yang são os aspectos opostos
de matéria e fenômenos na natureza, mas são complementares e interdependentes.
O princípio Yin-Yang é a base da teoria e da prática da MTC. Tudo no universo
possui características Yin e Yang. Por exemplo, todos os aspectos do corpo
humano podem ser divididos em Yin e Yang e, quando em plena saúde, as duas
forças estão em perfeito equilíbrio.
As Leis do Tai Ji são:
·
Oposição e controle;
·
Interdependência;
·
Crescimento e decrescimento paulatino e
equilibrado;
·
Intertransformação.
Oposição e controle: Como oposição
define-se o fato de todos os processos naturais manifestarem-se sempre como
duas categorias em oposição constante e complementação mútua: Yin e Yang. Como
por exemplo: frio e calor, movimento e quietude, dia e noite, alto e baixo,
etc. Como controle define-se a capacidade de cada uma das categorias de
controlar o crescimento e decrescimento de seu oposto, garantindo assim o
equilíbrio dinâmico entre Yin e Yang. O Yang é o fogo por ser quente, claro,
dar luz, tender a subir, incitar o movimento, consumir e ser insubstancial. O
Yin é a água por ser de natureza fria, não ter luz, tender para baixo,
conservar, ser substancial, e procurar o repouso.
Interdependência: Yin e
Yang não só são categorias opostas e que se controlam mutuamente, como também
são duas manifestações de um mesmo processo, como as duas faces de uma mesma
moeda. Por isso, têm a mesma origem. São as duas formas em que um sistema se
manifesta. Yin e Yang não existem separadamente, ambos se utilizam para
garantir sua própria existência.
Crescimento e decrescimento
paulatino e equilibrado: Esta lei significa que Yin e Yang são categorias
em equilíbrio dinâmico. Seu equilíbrio depende do movimento. E o crescimento e
decrescimento de cada uma das categorias é um processo paulatino. O Yin
decresce para dar lugar ao crescimento do Yang e vice-versa. Esta mudança de
Yin e Yang tem um caráter quantitativo.
Intertransformação: Yin e
Yang não são categorias absolutas em si mesmas. Cada uma deixa de ser, para
transformar-se na outra. Em geral, esta lei expressa um fenômeno ou processo
que chegou a seu limite máximo, o que gera uma mutação em sentido contrário.
Esta lei de Yin e Yang expressa um caráter qualitativo e não quantitativo.
Resumo:
-
Yin e Yang são particularidades comuns a todos
os fenômenos do universo.
-
Tudo que existe pode ser classificado em Yin ou
Yang, mas não de maneira absoluta.
São duas abstrações utilizadas para fotografar,
nomear e conceituar um instante da realidade com que estamos em contato.
-
Nada é Yin ou Yang absoluta ou eternamente.
- Todos os fenômenos do universo em seu constante
fluir irão transitando de Yin a Yang ou vice-versa de maneira constante e sem
interrupção.
Aplicação da Teoria de Yin e
Yang na MTC
·
Relação
de Yin e Yang com Função e Estrutura: O Yang representa a função, o Yin a
estrutura. Por isso, o Yang protege o corpo desde a superfície e garante o bom
funcionamento do organismo. Desta maneira, favorece a captação da essência e do
Qi do ar e dos alimentos e das bebidas ingeridas nutrindo o Yin (a estrutura).
O Yin é a base estrutural do Yang. É a matéria prima básica para a produção do
Qi (da função). Yin e Yang, função e estrutura, se nutrem, formam e cuidam-se
mutuamente. Função (Yang) e Estrutura (Yin) em cada Zang.
· Yin e Yang
e sua Relação com a Patogenia: Para a MTC a perda da saúde se resume
basicamente na ruptura do equilíbrio entre Yin e Yang a partir da luta entre o Qi
patogênico e o Qi defensivo.
O Qi patogênico pode ter tanto características Yang
como Yin.
O Qi defensivo abrange tanto o Yin (parênquima, essência,
sangue e fluidos corporais) como o Yang (Qi e função).
·
Yin e
Yang Aplicados ao Diagnóstico:
o
Biotipo Yang - Em geral são pessoas altas e
magras, de cabeça larga, pescoço fino, ombros estreitos, caixa torácica
aplanada. O corpo tende a inclinar-se para adiante. Este biotipo relaciona-se
com mais frequência a enfermidades ligadas à hiperatividade do Yang e
deficiência do Yin.
o
Biotipo Yin - De maneira geral são pessoas de
estatura baixa e obesas, cabeça arredondada, pescoço grosso e curto, ombros
largos, caixa torácica curta e arredondada. O corpo tem tendência a inclinar-se
para trás. Este biotipo tende às síndromes de deficiência de Yang ou
hiperatividade do Yin.
o
Biotipo Yin Yang equilibrado - É o ponto médio
entre os biotipos anteriores.
TEORIA DOS CINCO MOVIMENTOS – WU XING
A teoria dos cinco elementos ou
movimentos não é mais que uma extensão da teoria de Yin e Yang gerada para
poder, através do simbolismo de cinco elementos da natureza, explicar de
maneira mais detalhada os fenômenos naturais e os processos fisiológicos.
Desta maneira o elemento madeira
representa o que nasce, cresce, ascende e se expande em todas direções,
drenando e comunicando. O elemento fogo representa todo o que é quente que ascende
e consome ao mesmo tempo de ser claro e luminoso. A terra representa a mãe do resto
dos elementos, que contêm, alimenta, transforma e promove. O metal representa a
docilidade e a obediência ao mesmo tempo em que há transformação e reforma. O
metal é dócil porque pode ser transformado pela mão do homem, pode servir de
ferramenta para transformar as coisas a nosso redor e também representa o puro
e limpo e o recolhimento e descida. A água representa todo o que desce e molha,
a quietude e a conservação.
As características e as funções de
todo o mundo material na terra tem semelhanças às características dos cinco
elementos. Correspondendo os pontos cardeais aos cinco elementos o Leste é
comparado à madeira pela semelhança do nascer do sol com a propriedade de
ascensão da madeira. O calor do Sul corresponde ao fogo pela similaridade com o
calor do fogo que arde para cima. O pôr do sol do Oeste é representado pelo
metal e comparado à característica de descenso e de purificação do metal. O
frio do Norte é representado pela água por ser similar à água da natureza. Na
correspondência dos cinco órgãos com os cinco elementos, a capacidade de
ascensão do fígado é comparada à da madeira, o Yang do coração é comparado ao
fogo, a transformação, o transporte e a digestão do baço são comparados à
terra, o descenso do pulmão é comparado ao metal e a água do rim é comparada à
água.
Além do método de comparação e analogia,
pode-se indiretamente relacionar as características dos cinco elementos às
estruturas do corpo humano.
Os cinco movimentos e sua relação com os
elementos naturais.
ELEMENTO
|
ESTAÇÃO
|
DIREÇÃO
|
ENERGIA
|
AÇÃO
|
COR
|
HORÁRIO
|
SABOR
|
MADEIRA
|
Primavera
|
Leste
|
Vento
|
Germinação
|
Verde
|
Nascer do sol
|
Azedo
|
FOGO
|
Verão
|
Sul
|
Calor
|
Crescimento
|
Vermelho
|
Meio dia
|
Amargo
|
TERRA
|
Verão
Tardio
|
Centro
|
Umidade
|
Transformação
|
Amarelo
|
Tarde
|
Doce
|
METAL
|
Outono
|
Oeste
|
Secura
|
Recolhimento
|
Branco
|
Pôr do sol
|
Picante
|
ÁGUA
|
Inverno
|
Norte
|
Frio
|
Armazenamento
|
Preto
|
Meia noite
|
Salgado
|
ELEMENTO
|
ZANG
|
FU
|
SENTIDO
|
ESTRUTURA
|
EXPRESSÃO
|
EMOÇÃO
|
SONS
|
MADEIRA
|
Fígado
|
Vesícula
Biliar
|
Olhos
|
Tendões
|
Unhas
|
Raiva
|
Grito
|
FOGO
|
Coração
|
Intestino
Delgado
|
Língua
|
Vasos
|
Face
|
Alegria
|
Riso
|
TERRA
|
Baço
|
Estômago
|
Boca
|
Músculos
|
Boca
|
Preocupação
|
Canto
|
METAL
|
Pulmão
|
Intestino
Grosso
|
Nariz
|
Pele
|
Pele e Pelo
|
Tristeza
|
Suspiro
|
ÁGUA
|
Rim
|
Bexiga
|
Ouvido
|
Ossos
|
Cabelo
|
Medo
|
Gemido
|
As Inter-relações dos Cinco Elementos
Da mesma maneira que acontece nas
leis de Yin e Yang, a existência dos cinco elementos é concebida só através da
inter-relação entre cada um de eles. Só integrados e em harmonia os cinco
elementos são capazes de manter o equilíbrio de todos os fenômenos dentro e
fora do homem.
As duas leis
que determinam este relacionamento são denominadas: Ciclo Sheng (Xiang Sheng),
que podemos traduzir como geração mutua entre os elementos e ciclo Ke (Xiang
Ke), traduzido como controle mútuo ou dominância entre cada elemento. Através destas
duas relações todos os fenômenos naturais se geram e controlam mutuamente para
não existir desequilíbrio nos processos tanto naturais como fisiológicos.
Entendamos isto com um exemplo: a
terra controla a água porque a absorve e a madeira controla a terra porque a
cobre. Quando graças à intervenção negativa do homem sobre a natureza se
produzem desmatamentos, a madeira não pode controlar mais a terra, por sua vez a
terra perde sua capacidade de absorver a água para controlá-la deste modo o
desequilibro se traduz em aumento progressivo de enchente. Só através do
controle adequado, a geração é equilibrada.
·
Ciclo
Sheng ou de geração mútua.
De acordo com este critérios: a
madeira gera o Fogo (não existe outro elemento na natureza que gere fogo de
maneira espontânea como a madeira); o fogo gera a terra, (o produto da combustão
da madeira forma matéria orgânica nutrindo a terra de elementos como o
fosfato); a terra gera o metal (só no interior da terra encontramos os minérios
que representam o elemento metal); o metal gera a água (para os chineses na
natureza o único elemento que pelo controle do fogo pode tomar característica
liquidas como a água é o metal); e a água gera a madeira (é quase impossível o
crescimento do mundo vegetal sem a presença da água).
Desta maneira fica justificado o ciclo Sheng, mas, se não existe o controle os processos naturais cresceriam infinitamente, todo seria uma aceleração constante e por tanto um desequilibro, então nasce o ciclo Ke ou de controle.
Desta maneira fica justificado o ciclo Sheng, mas, se não existe o controle os processos naturais cresceriam infinitamente, todo seria uma aceleração constante e por tanto um desequilibro, então nasce o ciclo Ke ou de controle.
·
Ciclo Ke
ou de controle mútuo.
Como ilustra a figura no ciclo Ke a
madeira controla a terra porque a cobre, a terra controla a água porque a
absorve; a água controla o fogo porque o apaga; o fogo controla o metal porque o
derrete; o metal controla a madeira porque a corta.
No Nan Jing (Clássico das
dificuldades) a esta relação de geração e dominância, se dá um contexto
familiar. Assim o fogo representa a mãe da terra e ao mesmo tempo o filho da madeira,
avô do metal e neto da água. Usando-se este relacionamento para nomear os processos
patológicos entre cada um dos elementos.
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