segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

O Autêntico, a Autenticidade -真 ou 眞 - ZHEN - Por Elisabeth Rochat de la Vallée

Zhen  é a autenticidade , a fidelidade à natureza recebida do Céu, a realidade mais pura dos seres.Podemos encontrá-la ou adquiri-la pouco à pouco cultivando sua própria pessoa, ...

Aqueles que chamamos “homem autêntico” sabem como preservar suas vidas para realizar  neles mesmos, em seu ser e através seu corpo, sua natureza original. Eles são dignos da união com o Céu.

A erradicação dos desejos excessivos que alteram os movimentos e as interações  dos sopros é o caminho para a autenticidade. Ela permite que tudo proceda da forma mais plena possível , permitindo a saúde do corpo e a paz do espírito.

O sopro autêntico (zhen qi 真氣) é no homem seu sopro, tal qual ele deveria ser , ou seja, análogo ao sopro perfeito do Céu, o agir mesmo da Natureza.

Um yin autêntico(zhen yin 真陰)  ou yang autêntico (zhen yang 真陽) emanam da origem e continuam fiéis ao modelo proposto por ela .

A autenticidade permite a um humano gozar da plenitude de sua força vital (ou « virtude » ) e de comunicar diretamente com a força da origem de toda vida , que é também chamado pelos taoistas Céu ou Via (Dao), assim que com o que emana dela, que podemos chamar “espírito” (Shen).

É assim qu o ser humano  que cultiva sua autenticidade toca o Céu e pode agir sobre os fenômenos naturais;ele toca os homens em seus espíritos e pode lhes emocionar , lhes mover fazendo-o movimentar em direção de sua própria origem. Não é o resultado da vontade humana, mas o efeito da fidelidade constantemente renovada nas origens da vida.

A autenticidade do terapeuta participa ao que vai fazer movimentar alguma coisa na situação do paciente se endereçando ao seu Espírito, com o coração vazio.

A autenticidade permite a eficiência em todas as ações e relações,à condição que ela seja sem intenção ou objetivo, além dos desejos e dos pensamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário