sábado, 22 de julho de 2017

CABALÁ DO MEIO AMBIENTE - Considerações Finais (Por ELIAS SILVA)


6. Considerações Finais:

Como visto nesse ensaio, a Cabalá é a alma da Torah e representa a sua parte mística. Em essência, ela traz profundos ensinamentos de como viver em sintonia com o Criador e com a sua Criação – que também é Ele -, pois a pessoa que a estuda e a aplica em seu cotidiano passa a perceber que tudo tem sentido, mesmo uma folha que cai de uma árvore.

Afinal, quem nunca se perguntou quem sou, de onde venho, para onde irei após a morte, por que existo, entre tantas questões que nos dizem respeito? A Cabalá pode preencher esse vazio que nos acompanha, mas o seu estudo exige muita disciplina.

Vale também dizer que o estudo, em si, poderá de pouco adiantar, caso a pessoa não esteja preparada (disponível e disposta espiritualmente) para absorver o seu amplo conteúdo, não só pelos vários conceitos e ideias lá contidos, mas pelos termos em hebraico (é desejável o conhecimento do idioma e da tradição judaica). Tão pouco se o interesse residir apenas numa mera aquisição de conhecimento, conhecida como instrução ou “educação” intelectual. Isso até pode se constituir no interesse inicial da pessoa, porém será necessário que ela amplie o nível de conhecimento, caso realmente queira crescer espiritualmente. 

Assim, para as pessoas realmente interessadas (judeus ou não), uma recomendação importante é começar aos poucos e adquirir o hábito de refletir com calma sobre o que leu ou assistiu (há materiais escritos e em vídeo em vários idiomas), já que isso lhe proporcionará, em muitas situações, relacionar o tratado com fatos inclusive práticos. Essa particularidade motiva a pessoa a continuar a leitura ou a assistir novos vídeos e, desse modo, avançar de forma consistente. Enfim, como dizem os matutos, “é melhor mastigar o guisado aos poucos para não engasgar”.

Posto isso, deve-se sempre ter em mente que o assunto é naturalmente “denso” e com muitas possibilidades de percepção e compreensão, a depender da personalidade de cada aprendiz, do seu real interesse e de sua vivência, o que tem requerido dos autores religiosos (rabinos) e de outros uma abordagem mais “light” para as obras direcionadas ao grande público, numa demonstração de grande inteligência e criatividade, exatamente para que diferentes pessoas possam captar a essência do material. Uma dessas estratégias de abordagem é tratar de temas pontuais, tal como modestamente apresento nesse ensaio, uma vez que aqui a relação da Cabalá se dá especificamente com os elementos ambientais (Meio Ambiente).

Nesses termos, espero sinceramente que a leitura do presente material tenha passado ao leitor o quanto os elementos ambientais – como parte da Criação – têm as nos oferecer em termos de ensinamentos e crescimento pessoal, uma vez considerada a possibilidade de se fazer analogias com a vida humana. Se isso foi logrado, caberá agora a cada um utilizar esse conhecimento em benefício próprio e de seu semelhante.

Shalom (paz)!



Professor Titular ELIAS SILVA*

* Engenheiro Florestal, Mestre e Doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
* Especialista em Pesquisa e Fomento Regional e Empresarial da Atividade Agropecuária pelo Centro de Cooperação Internacional (CINADCO/Shefayim) do Ministério das Relações Exteriores do Estado de Israel (MASHAV)
* Membro do Clube Shalom do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário