quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

A Antroposofia Viva - Por Júlia Barany


Ao tornar o que aprendemos parte de nós, portanto, transformamos em conduta, em ação, não precisamos mais fazer citações textuais da fonte, pois a filosofia se tornou viva e cresce conosco. 
Todo método serve de ponto de partida, de base para o lançamento da nave. E a gratidão por quem lhe deu o ponto de partida permeia os atos da pessoa que o reconhece, pois a melhor e mais nobre forma de agradecer é continuar o trabalho e manter a chama viva. 

Por ser uma filosofia da vida, a Antroposofia só pode ser companheira inseparável da ética. Um contínuo trabalho interno possibilita criarmos a nossa ética no exercício do pensar livre. Só é possível dar um passo no espiritual avançando três passos no ético: postulado do pressuposto básico da maioria das tradições filosóficas, religiosas e espirituais. 


E não poderia ser diferente na Antroposofia. Esse pressuposto básico permeia a Filosofia da Liberdade e dá força para a palavra e a ação dos seres humanos. 

Senão, seria como uma bolha de sabão, bela, mas sem consistência. A ética alicerça de forma invisível, mas palpável nos resultados, as criaturas da Antroposofia. 

Podemos acompanhar a história de cada grupo que se engajou em alguma iniciativa, e só prosperaram os embasados na ética e no amor, mesmo com todas as falhas humanas. O mesmo se manifesta na história individual, apesar de se acreditar que talvez seja possível montar uma imagem de faz-de-conta. 

Desmoronam ou nem vingam quando falta ética e amor, ou então servem a outros propósitos, não aos propósitos da Vida. 

Da ética flui o amor, da capacidade de amar flui a ética. Os dois alimentam o respeito, a responsabilidade, a confiabilidade, a eficiência na ação. 

O fazer artístico, em todas as suas manifestações e modalidades, acompanha as atividades com inspiração antroposófica. Ao olharmos para as iniciativas felizes ao redor do mundo, que nem conhecem a Antroposofia, constatamos a presença do fazer artístico. 

O mundo é vivo, por isso muda, caminha, a ciência adquire novos conhecimentos, a sociedade adquire novas formas de funcionamento, nem a língua do século passado serve para hoje e precisa ser traduzida para a atual: o português de 1900 traduzido para o português de 2014. 

Nem mesmo as crianças são as mesmas! Nenhum método pode continuar engessado, cristalizado, pois deixa de servir à vida. É algo óbvio que costumamos esquecer na acomodação, no conforto do já estabelecido. 

Foi nos dada a tarefa de co-criadores ao sermos colocados nessa esfera da Terra. Assim mantemos Viva a Antroposofia, e assim vai nascendo o ser humano cada vez mais livre, mais consciente, mais amoroso na arte de criar-se a si mesmo.

Original em http://www.antroposofy.com.br/forum/download/artigos/A%20Antroposofia%20Viva.pdf

2 comentários:

  1. Olá vcs possuem algum curso de antroposofia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, uma iluminada semana!
      Temos um curso de práticas integrativas, em que abordamos Psicossomática, Bioenergia, Radiestesia, Plantas Medicinais, Essências florais, Reiki. Caso tenha interesse em mais informações envie uma mensagem para grupo.entre.folhas@ufv.br ou ligue 31 99907.1807. gratidão, Walter

      Excluir