Equivale a 3,141592653589793238462643383279502884197169399375... e é conhecido vulgarmente como 3,1416.
Não confundir com o número ?Phi? que corresponde a 1,618. O número Phi (letra grega que se pronuncia "fi"), apesar de não ser tão conhecido, tem um significado muito mais interessante.
Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal.
Os gregos criaram, então, o retângulo de ouro. Era um retângulo, com as seguintes proporções: o lado maior dividido pelo lado menor e, a partir dessa proporção, tudo era construído. Assim eles fizeram o Parthenon. A proporção do retângulo que forma a face central e lateral, a profundidade dividida pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção ideal de 1,618.
Os egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides: cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3ª fileira, e assim por diante.
Durante milênios, a arquitetura clássica grega prevaleceu. O retângulo de ouro era padrão mas, depois de muito tempo, veio a construção gótica com formas arredondadas, que não utilizavam o retângulo de ouro grego.
No ano 1200, Leonardo Fibonacci, um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos, criou aquela que é provavelmente a mais famosa sequência matemática, a Série de Fibonacci. A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles aumentavam com a reprodução de várias gerações e chegou a uma sequência, onde um número é igual à soma dos dois números
anteriores: 1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89 ... ou seja,
1+1=2
2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13... e assim por diante.
Por exemplo:
- A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos, numa colméia, é de 1,618;
- A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618; - A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
- A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore, à medida que subimos de altura, é de 1,618;
E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias, as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral, obedecendo à proporção de 1,618. Por isso, o número Phi ficou conhecido como A DIVINA PROPORÇÃO.
Por que é que os historiadores religiosos descrevem que foi a beleza perfeita que Deus teria escolhido para fazer o mundo? Por volta de 1500, com o retorno do Renascentismo, a cultura clássica voltou à moda.
Michelangelo, e principalmente Leonardo da Vinci, grandes amantes da cultura pagã, colocaram esta proporção natural em suas obras. Mas Da Vinci foi ainda mais longe: ele, como cientista, usava cadáveres para medir a proporção do seu corpo e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto a DIVINA PROPORÇÃO como o corpo humano... obra prima de Deus.
Por exemplo:
- Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão: o resultado é 1,618.
- Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo: o resultado é 1,618.
- Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra: o resultado é 1,618;
- Meça sua perna inteira e divida pelo comprimento do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;
- A altura do seu crânio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça dá 1,618;
- Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax: o resultado é 1,618; Considere sempre erros de medida da régua ou fita métrica, que não são objetos acurados de medição.
Tudo, cada osso do corpo humano é regido pela Divina Proporção.
Até hoje essa é considerada a mais perfeita das proporções. Meça seu cartão de crédito (largura / altura), seu livro, seu jornal, uma foto revelada. Lembre-se de considerar sempre erros de medida da régua ou fita métrica. Encontramos ainda o número Phi em famosas sinfonias como a 9ª de Beethoven, e em outras diversas obras.
Seria tudo mera coincidência?.....
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